Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.

REALIZAÇÃO

ASSOCIAÇÃO REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO

A Associação Revista do Cinema Brasileiro, entidade sem fins lucrativos de direito privado, foi criada em 2002 com o objetivo de produzir conteúdos culturais e educativos e difundir a cultura, o meio-ambiente e o audiovisual brasileiros para diferentes mídias. Tem em sua filmografia as realizações de seu responsável, o produtor e diretor Marco Altberg.

Dentre suas principais realizações para TV estão a criação de um espaço para o cinema brasileiro na TV aberta e por assinatura, através da veiculação da série de programas semanais "Revista do Cinema Brasileiro" (há 15 anos na TVE). Em eventos de difusão do nosso cinema foi realizada a série "Encontro com o Cinema Brasileiro", que objetivou o encontro de quem faz cinema com o seu público, através da exibição e discussão de filmes, formando platéias para o cinema brasileiro.

A série de programas de TV "O Mundo do Cinema Brasileiro", exibida na SESCTV aprofundou os temas do nosso cinema, com a participação de professores e críticos de cinema. Outros eventos especiais como as mostras "Caindo na Folia" (Cinema e Carnaval), "O Filme Noir Brasileiro", Circuito Cultural - Cinema Brasileiro, o "Mundo do Cinema Brasileiro" (Mostra Temática), além de mostras em homenagem a atores e diretores em diferentes centros culturais, foram idealizados e realizados pela Associação.

Para o Canal Brasil a Associação produziu mais de 20 perfis biográficos de importantes representantes do cinema brasileiro como Ruth de Souza, Leon Hirzman, David Neves, Antonio Pitanga, Carla Camuratti, Mussum, Didi, Tarcísio Meira, entre outros.

Na área musical foram produzidos especiais homenageando entre outros, Tom Jobim, Jamelão, Emilinha Borba e Antonio Maria. A série "Quarta Parede" abordou a construção de 6 espetáculos teatrais, buscando criar um interesse no teatro pelo público de TV.

Na área ambiental, foram produzidos programas de TV como "Tartarugas Marinhas", "Ilhas Oceânicas" e "Alimentação Orgânica".

Com a temática indígena foram realizadas as séries "Rondon, Amor, Ordem e Progresso" (TVE e TV Escola) e a premiada (Melhor série de TV no Fica 2007) "Taru Andé - o encontro do céu com a Terra" (Canal Futura).

As séries educativas "Multicurso Matemática - Ensino Fundamental" (Fundação Roberto Marinho), "Juntos Somos Fortes" e "Aprendendo a Empreender" (Artesanato, Hotelaria, Agronegócio, Indústria Têxtil e Sabor & Gestão), exibidas no Canal Futura, são de responsabilidade da Associação que já realizou convênios com a Prefeitura do Rio, com o Ministério da Cultura, com o Tribunal Superior Eleitoral, Riofilme, Museus Castro Maya e Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, para a realização de mostras e obras audiovisuais.

Na área de Novas Mídias, a Associação realiza, em parceria com o Oi Futuro desde 2009, o Cel.U.Cine - Festival de Micrometragens, que promove a produção, difusão e segmentação de conteúdos audiovisuais para mídia celular, através da descoberta de novos realizadores. O Festival toma como plataforma a telefonia celular - é neste formato que está sua origem.

REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA