Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
07-10-10
COLUNISTA CONVIDADO - Leo Ribeiro


Animaldiçoados - Uma nova janela para a animação

Normalmente no Brasil o curta metragem independente ou também chamado cinema de autor tem uma vida breve no circuito de exibição. Geralmente corre os festivais no ano do lançamento e depois disso dificilmente terá outro ciclo de exibições. Para filmes de animação o circuito é ainda mais restrito, são poucos os festivais que se dedicam a animação ou que tratam o filme animado com o devido respeito.

O surgimento do Animaldiçoados, Festival Internacional de Animação de Horror é muito benvindo, pois coloca em evidência a animação e o cinema de horror, que muitas vezes ficam esquecidos nos festivais tradicionais.

O Andar Superior trata com ironia um tema polêmico e espinhoso: A morte e o que acontece depois dela. Também se faz uma analogia a antigos costumes de alguns povos ciganos e de origem grega, o hábito de enterrar os mortos com uma moeda de ouro, para o pagamento de Caronte, o barqueiro que levará a alma do morto para o reino dos mortos. Teotônio Flanela, o personagem principal da animação, se envolve em situações inusitadas para conseguir embarcar para o descanso eterno. O além é mostrado como uma metáfora da vida nas cidades brasileiras, um espelho de todas as confusões que passamos no dia a dia, burocracia, pequenas malandragens e alienação.

O curta tem aproximadamente seis minutos e meio, foi animado misturando técnicas tradicionais de animação em papel, quadro a quadro, com o 2D digital. De certa forma, o curta metragem O Andar Superior, está vivênciando agora uma experiência análoga a de seu personagem principal (Teotônio Flanela), uma segunda vida. Depois de passar por vários festivais em 2008 e ganhado a Mensão Honrosa na 3° Mostra Curta Fantástico, em São Paulo. O curta, agora com o Animaldiçoados está em um segundo ciclo de exibições, ampliando o seu público e dialogando com o Horror. Vida longa ao Animaldiçoados, a animação e ao cinema de horror!

Contatos: www.youtube.com/leoribeiroanima | leo.ribeiro.anima@gmail.com

O Andar Superior:
>> Menção Honrosa - 3º Mostra Curta Fantástico, São Paulo 2008.
>> Filme em Minas – Copiagem e Legendagem em 35mm do curta metragem “O Andar Superior”, no biênio 2007/2008.


image

Leo Ribeiro
Cineasta de animação, mestrando em Design pela PUC-Rio, tendo realizado quatro curtas metragens e diversos trabalhos para a TV. Também trabalha como instrutor de animação. Atualmente produz seu quinto curta (Lobo Guará e a Dama de Chapéu Vermelho), com previsão de lançamento em 2011.

REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA