Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
07-06-13
COLUNISTA CONVIDADO - Jo Serfaty


Sobre a Mesa

Sobre a mesa é filme que se passa em jantar de família. O “sobre” do título pode indicar uma visão do todo,do alto de quem está no topo de algum lugar e enxerga “sobre”.Esta palavra também traz a idéia de desenvolver um tema, falar sobre alguma coisa para alguém.

E, é neste jogo de olhares que o filme se desenvolve. O filme se passa em mesa de jantar de família, e apresenta este lugar como um espaço estranho e familiar, entre a experiência do dentro e do fora no momento presente, um ambiente de pessoas estranhas porém comuns e familiares.O que me importava quando estava criando este filme era construir muito mais um clima de estranhamento dentro do espaço familiar, do que propor uma história encadeada de acontecimentos e conflitos familiares, e dar vida a personagens em volta da mesa que estão presentes e ausentes.

Por isto, pensei em trabalhar mais a idéia do fora de quadro, onde ouvimos mais do que vimos os familiares em volta da mesa. Este som em off são diálogos que preenchemo vazio do presente, e não se desenvolvem, se entre cortam e se interrompem, são como mais falas soltas que mais ensurdecem do que trocam relações. Estes personagens ao redor da mesa não são revelados ao longo do filme, são só sugeridos através de falas e de partes do corpo, construindo um espaço fragmentado, deslocado da ideia do todo.Outro elemento importante para trazer este estranhamento para o filme, é a cena da retirada dos pratos das bolsas, que, ao meu ver, não é um simples hábito comum como comer e trazer um leve nonsense como se fosse os códigos e Idiossincrasias daquela família que só reconhece quem frequenta. Vicente,personagem principal, passa anos sem frequentar aquele espaço. Ele traz este olhar de fora, porém imerso naquele caos,e perdido entre os resquícios de afeto e intimidade com o irmão, que se senta ao lado, e o caos orquestrado da mesa de jantar onde ele nem mais sabe como se comportar nos códigos deste família.

O único momento em vemos todos os outros familiares presentes em silêncio fisicamente é na imagem estática, a fotografia. Neste instante, todos os familiares que antes não tínhamos visto, só ouvido e imaginado, entram na foto, separando o movimento de aproximação, sempre em suspensão, dos dois irmãos, distanciando qualquer resquício de intimidade, e colocando entre eles outros desconhecidas, familiares, presentes, antes ausentes, que diante da câmera sorriem, estáticos, prontos para tirarem mais uma fotografia para futuro no presente.

Este curta metragem foi co produzido Fagulha Filmes e por Diogo Oliveira e conseguimos através do Catarse, um site de financiamento coletivo, uma contribuição expressiva para realizar este filme. O próximo projeto da Fagulha Filmes é o curta Peixe que ganhou o prêmio de melhor roteiro no laboratório do curta cinema e será dirigido por Diogo Oliveira e Jô Serfaty. Alem deste filme, também estamos imersas na criação de um outro curta de ficção chamado a A Ilha do Farol, dirigido por mim e pela Marina Kaufman com quem também dividi a direção do curta Confete que agora está rodando festivais nacionais.

Mais imagens de gente, corpo, e de espaços virão por ai.


image

Jo Serfaty
Diretora de cinema, roterista e sócia da Fagulha Filmes. Dirigiu três curtas metragens “ Estação da Carioca” baseado no poema de Alice Santanna, “ “Minha festa de aniversario” e “Confete”, dirigido com Mariana Kaufman, selecionado para Fidocs, Festival do Rio, Cine PE, Hot Spring Film Festival, Cachoeira Doc e EIFF. No inicio deste ano, também lançou o seu curta de ficção Sobre a mesa que estreiou no 16 mostra de cinema de Tiradentes.

REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA