Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
18-03-13
COLUNISTA CONVIDADO - ROBERT GUIMARÃES


AS LEMBRANÇAS QUE GERAM FILMES...

Antes de fazer o meu primeiro filme, O BOLO(2010), eu já tinha escrito o roteiro que seria o meu filme de estréia, mas como era um longa-metragem, bati de cara com a velha questão dos produtores: “Você nunca fez nem um curta e já quer dirigir um longa?” Diante deste impasse, eu me vi desfiado a fazer um curta... mas cadê que vinha uma ideia? Parecia impossível pensar em outra estória, em outros personagens, como abrir uma janela para outra direção? Mas, eu precisava vencer esta barreira e diante deste impasse eis que fui salvo por uma lembrança da minha juventude! Foi incrível, um click e tudo mudou!

Em 1983, eu fui a uma festa na casa de um amigo e outra amiga trouxe de presente um bolo de Hemp que foi a alegria de nossa turma. A festa foi animadíssima, mas o melhor estava por vir: no dia seguinte, a empregada do meu amigo que, como muitas,têm o hábito de devorar a geladeira, encontrou o bolo e comeu vários pedaços ficando completamente louca. Meu amigo acabou a levando para o hospital e só lá se deu conta que a empregada estava passando mal por overdose de THC. Na época, quando o meu amigo me contou o que tinha acontecido eu imediatamente falei: Isso é um curta! Click! Vinte e sete anos depois, eu diante de meu impasse matei a charada e corri para o computador, e em uma madrugada escrevi o primeiro tratamento do roteiro do O BOLO. Com o roteiro em punho fui conquistando cada membro da equipe e elenco (consegui reunir pessoas maravilhosas e profissionais impecáveis que me ajudaram a fazer o melhor para o nosso filme).Estrear dirigindo atores do naipe de: Fabiula Nascimento, Eriberto Leão, Flavio Bauraqui, Catarina Abdala, Kiko Mascarenhas, Felipe Abib, Caike Luna e Angela Rabello foi uma benção. E como era para provar que eu poderia fazer um bom filme, resolvi colocar a cara a tapa e não só assinei o roteiro, como a direção, a direção de arte e a produção, mas foi graças a minha equipe técnica e artística que me protegeu o tempotodo que conseguimos atingir o nível desejado de acabamento do filme.Para nossa alegria O BOLO foi super bem recebido pela crítica na Première Brasil / Festival do Rio 2010, e nos festivais: Mix Brasil - SP 2010, Inffinito Brazilian Film Festival 2011 (New York, Miami, Londres, Montevidéu e Buenos Aires) no FESTIVAL BRASFTV – Toronto, WiesbandenerKino Festival &VideoExgroundFilmFest Wiesbandener – Germany 2011 e outros festivais. E foi eleito pelo público como melhor:Mix Brasil - SP 2010 Prêmio de Melhor Curta (Júri Popular), no Inffinito Brazilian Film Festival 2011 (New York, Miami e Buenos Aires) Prêmio de Melhor Curta (Júri Popular) e Melhor Direção de Arte (Miami).

Diante do bom desempenho do O BOLO (curta), eis que mais uma vez uma boa lembrança foi determinante para eu fazer a versão longa-metragem do O Bolo. Durante as filmagens a cada cena rodada tínhamos a sensação que estávamos fazendo um longa e sempre comentávamos sobre isso, mas foi na festinha de final das filmagens do curta, todos já “animados com os drinques e etc”que me pediram para contar como seria a história do longa e ali mesmo eu “também animadinho”, criei o argumentodo longa, que depois foi escrito oficialmente a partir das lembranças deste delicioso último dia de filmagem.

E se Deus quiser, e os produtores / distribuidores perderem o medo de apostar em novas formas de fazer cinema no Brasil. Em breve nos melhores cinemas: a comédia O BOLO.


image

ROBERT GUIMARÃES
Carioca, profissional multimídia, atua em várias frentes do mercado criativo: Produtor e Gestor Cultural, Ator, Autor e Diretor Teatral, Diretor de Arte, Roteirista e Cineasta. Como roteirista, diretor, diretor de arte e produtor estreou no cinema com o curta-metragem “O Bolo”, tendo estreado no FESTIVAL DO RIO 2010 e participado em vários FESTIVAIS INTERNACIONAIS nos quais ganhou vários prêmios.

REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA