Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
06-03-13
COLUNISTA CONVIDADO - Kaê Rodrigues


Swingueira de Noel

O bairro de Vila Isabel começou a ser conhecido pela sociedade carioca na época em que Noel Rosa surgia com sua poesia em forma de samba. Neste período, segundo Sérgio Cabral (pai), Vila Isabel tinha o glamour da Ipanema da bossa nova.

De lá pra cá o glamour foi cedido a outros bairros, mas o samba e a boemia ficaram em sua essência.

Hoje é comum estar andando pela 28 de setembro e escutar um pandeiro gritando, a cuíca chorando, ou algum partideiro versando. A Vila pulsa o samba com naturalidade.

Dentre muitas historias a serem contadas escolhi a da bateria da Unidos de Vila Isabel. É a bateria o coração de qualquer escola de samba, o compositor coloca sua alma na letra, mas é a bateria que através da sua pulsação, da coisa física que vibra e toca nossa pele e tímpanos, que alimenta e ritmiza os mais de 3.000 componentes.

O fio condutor do documentário “Swingueira de Noel, a Cadência da Vila” é a preparação da escola para o carnaval de 2014 através do olhar da bateria. Assim falando parece que a bateria é uma pessoa ou uma massa com uma só voz, mas o filme está captando as diversas vozes, que até em seu comando se conjuga no plural, já que há dois mestres na Vila, Walan e Paulinho.

Entre os entrevistados estão pessoas com perspectivas e olhares diferentes das que compõem a bateria, elas nos contarão a relação da bateria com o restante da escola e com a própria historia da Unidos de Vila Isabel.

As gravações para o documentário já estão ocorrendo e tomam força total a partir da apuração do carnaval de 2013 quando a preparação para o carnaval de 2014 se inicia.

Kaê Rodrigues.


image

Kaê Rodrigues
Kaê Rodrigues é graduado em cinema com MBA em produção executiva em TV e cinema pela FGV e sócio da produtora de filmes Chaplin Soluções Audiovisuais.

REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA