Quartas, às 24h, na TV Brasil
(Canal 2, 18 NET, 166 SKY)
DIRETO DO TWITTER: 

Assista aqui o último programa na íntegra!
Natália Lage entrevista o documentarista, roteirista, diretor e montador Pedro Asbeg.
23-05-12
COLUNISTA CONVIDADO - Ulysses Paiva


LUTA DE RUA

"Sempre gostei de filmes e desde pequeno sempre quis ser diretor de cinema. Eu queria fazer algo que eu gosto e do meu jeito. Com isso, a vida acabou me levando para o caminho da publicidade, um trabalho que eu adoro fazer. Depois de algumas odisséias na área de design, passei muitos anos estudando animação e efeitos visuais. Nessa época eu não tinha nenhuma câmera e nenhum equipamento além de um computador não muito novo, e os únicos vídeos que eu podia produzir eram animações. Mas sempre houve o interesse em fazer minhas próprias produções e desde então muitas idéias para filmes foram sendo colocadas na gaveta para um momento mais oportuno.

Algum tempo depois, já com um mínimo de estrutura, comecei a ver alguns vídeos amadores de um grupo pernambucano chamado Pinoia Filmes, onde eles faziam os próprios vídeos de luta. E, olhando além da produção amadora, dava para perceber as excelentes coreografias de luta que eles faziam. Foi então que pensei em aliar a minha produção com as coreografias de luta deles para tentar produzir algo que fosse atrativo para o público em geral. Entrei em contato, fizemos algumas reuniões e produzimos um primeiro vídeo para servir de teste para essa parceria e saber como ficaria o resultado final. Todos nós gostamos da experiência de trabalho e da forma como tudo foi conduzido e resolvemos levar essa parceria à frente. Daí surgiu a idéia de aproveitar a internet e seus meios de divulgação e lançar o primeiro seriado de luta do Brasil, constituído por uma sequência de curtas com uma história continuada. Assim nasceu o projeto LUTA DE RUA.

O projeto é totalmente independente e a idéia inicial era de lançar alguns episódios para tentar conseguir uma boa visualização e, a partir daí, buscar patrocínio para o projeto. Como não tínhamos a menor idéia de como seria a aceitação, o primeiro episódio acabou tendo basicamente apenas uma cena de luta. Tivemos inúmeros problemas para conseguir gravar, tentamos em 3 ocasiões diferentes e em 3 locações diferentes. Na hora da edição, mais problemas surgiram e a possibilidade de não lançar esse primeiro episódio era alta. Mas acabamos decidindo lançar para ter uma idéia de como o público iria receber a idéia. O resultado foi uma aceitação muito maior do que as expectativas mais otimistas que nós tínhamos. O primeiro episódio, hoje, está com quase 90.000 visualizações desde seu lançamento há 5 meses. Desde então o público tem crescido a cada dia. Com isso, estamos progressivamente criando episódios mais elaborados e mais interessantes. Porém, por conta do projeto ainda ser independente, enfrentamos todas as enormes dificuldades e limitações que todo projeto independente sofre, sendo a produção do seriado feita com técnicas de cinema de guerrilha.

Nem tudo que gostaríamos de fazer temos condições de fazer. E toda essa dificuldade começa a ser encarada na elaboração do roteiro. O roteiro é escrito tentando ao máximo contextualizar a história dentro de uma realidade bem brasileira, sem importar elementos estrangeiros comuns em filmes de luta e ação, fazendo com que o seriado tenha características próprias. Cada episódio passa por um processo completo de produção, começando pela elaboração do roteiro, preparação das coreografias e ensaios, passando pelas gravações e em seguida pela pós-produção.

As dificuldades e desafios são grandes, mas todos estão bastante envolvidos com o projeto, que é pioneiro e inovador, e estamos fazendo de tudo para que o projeto cresca cada vez mais."


image

Ulysses Paiva
Carioca radicado no Recife, publicitário e especialista em animação e efeitos visuais. Criador e diretor da websérie independente "Luta de Rua". Trabalha com produção audiovisual na UPMD Filmes e é palestrante sobre animação, cinema de guerrilha e mídias sociais em simpósios, congressos e faculdades.

REALIZAÇÃO
image
EQUIPE
REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO é uma produção independente, em co-produção com a TV pública brasileira - TV Brasil, focada na diversidade do audiovisual brasileiro.
APOIO TÉCNICO


Desenvolvido por HERCULA